A Diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas), que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo. O aumento da glicose no sangue pode ocasionar dois tipos:
- Diabetes Tipo 1 — O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Necessitando da aplicação diária de insulina (hormônio responsável pela transformação de glicose em energia para o corpo).
- Diabetes Tipo 2 — As células são resistentes à ação da insulina. Necessitando ou não da aplicação de insulina.
Ver essa foto no Instagram
Com isso, fica uma dúvida: diabéticos podem comer chocolate?
Para a felicidade de muitos, a resposta é SIM. O consumo de chocolates por pessoas que possuem diabetes pode acontecer desde que, esteja dentro de seu plano alimentar, com no máximo 30 gramas, equivalendo a dois quadradinhos de uma barra de chocolate.
Diabéticos só podem comer chocolate Diet?
Não necessariamente, pois o chocolate diet, apesar de não possuir açúcar na sua composição, é rico em frutose e gordura, o que pode aumentar os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim).
Portanto, não existe um chocolate específico para diabéticos, porém, a prioridade fica para os chocolates amargos e meio amargos, pois ajudam a controlar o colesterol HDL (colesterol bom), por possuírem entre 50% e 80% de cacau, enquanto chocolate ao leite possui cerca de 30% de cacau.
Em resumo, pessoas com diabetes, podem comer chocolates sim, seguindo um plano alimentar adequado para cada indivíduo, em pequenas porções e dando preferência ao chocolate amargo e meio amargo.
Lembrando sempre de seguir orientações médicas, e caso não se sentir bem, procurar ajuda profissional quanto antes.