5 sinais de alerta que podem indicar problemas na tireoide

24 de outubro de 2022
Posted in Blog
24 de outubro de 2022 Bazé Laboratório de Análises Clínicas

Você já se sentiu cansaço sem motivo aparente, queda de cabelo e unhas fracas, perda ou ganho de peso? Esses sintomas, entre outros, podem indicar problemas na tireoide.

 

A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, cuja função é ajudar a regular o metabolismo e equilíbrio do organismo, através da liberação dos hormônios T3 e T4 na corrente sanguínea e está relacionada ao bom funcionamento do coração, cérebro, fígado e rins. Ela também influência no crescimento, ciclo menstrual, fertilidade, peso e estado emocional.

 

No entanto, quando essa glândula não funciona adequadamente, ela pode liberar uma quantidade insuficiente ou excessiva de hormônios. Vale destacar que essa glândula pode apresentar dois principais distúrbios: hipertireoidismo, que é o excesso de produção de hormônios tireoidianos e o hipotireoidismo, diminuição da produção hormonal.

 

Veja abaixo quais sintomas indicam problemas na tireoide:

 

1. Aumento ou perda de peso

O aumento de peso sem razão aparente, especialmente se não houver alterações na dieta ou nas atividades do dia a dia, é sempre preocupante e pode ser causado pelo hipotireoidismo, quando a glândula tireoide está funcionando pouco e desacelera todo o organismo.

 

2. Dificuldade de concentração e esquecimento

Sentir que está constantemente com dificuldades de concentração ou esquecimentos constantes, pode ser um sintoma de alterações no funcionamento da tireoide.

 

3. Queda de cabelo e pele seca

A perda de cabelo é normal durante períodos de grande estresse, porém se esta queda de cabelo se torna muito constante pode indicar que há alguma alteração no funcionamento da tireoide. Outro indicativo de problemas na tireoide é a pele seca, podendo ser acompanhada de coceiras, principalmente se esses sintomas não estiverem relacionados com o tempo frio e seco.

 

4. Sonolência, cansaço e dores musculares

Sonolência, cansaço constante e um aumento do número de horas que dorme por noite podem ser um sinal de hipotireoidismo, que desacelera as funções do corpo e provoca uma sensação de fadiga constante. Além disso, dores musculares ou formigamentos sem explicação também podem ser outro sinal, pois a falta de hormônio da tireoide pode comprometer os nervos que enviam sinais do cérebro para o resto do seu corpo, provocando formigamentos e pontadas no corpo.

 

5. Desconforto na garganta e no pescoço

Caso seja percebida dor, desconforto ou a presença de nódulo, ou caroço na região do pescoço, pode ser indicativo que a glândula está com alterações, o que pode interferir no seu bom funcionamento.

 

Se você apresenta esses sintomas, procure um clínico ou endocrinologista para identificar a origem desses distúrbios. Procure sempre orientação médica, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento correto.

O Laboratório Bazé realiza exames específicos para identificar doenças causadas pelas glândulas tireoides. Clique aqui e fale com nossa equipe de especialistas.

, , , , , ,